Uma frase...

Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam de ineficácia na comunicação.

Peter Drucker



11 de fev. de 2010

********Benchmarking!!!



Segundo Chiavenato (2003), o benchmarking visa desenvolver a habilidade dos administradores de visualizar no mercado as melhores práticas administrativas das empresas consideradas excelentes (benchmarks) em certos aspectos, comparar as mesmas práticas vigentes na empresa focalizada, avaliar a situação e identificar as oportunidades de mudanças dentro da organização. A meta é definir objetivos de gestão e legitimá-los por meio de comparações externas. O benchmarking exige 3 objetivos que a empresa precisa definir --- Avaliar os pontos fortes e fracos de suas operações, identificar os concorrentes líderes no mercado e comparar os pontos fortes e fracos destes com os da empresa foco e, por último, incorporar os pontos fortes dos concorrentes.
É essencial que no contexto acirrado de competição no atual mercado, as empresas evoluam seus processos, visando à excelência. Para tanto, existem inúmeras ferramentas e métodos para a implementação de melhorias, uma delas é o benchmarking. Esse processo deve ser contínuo e sistemático, procurando sempre o que melhor se adequa à realidade da empresa, e não enxerguemos essa ferramenta como um simples copiar estratégico, enxerguemos sim uma ferramenta valiosíssima que auxilia as empresas a acompanharem a evolução do mercado, a aplicação de novas e eficazes maneiras de fazer a empresa. É essa busca pela melhoria contínua no ambiente empresarial que diferenciará as empresas no futuro, lembrando que antigos hábitos que dão certo devem ser conservados, porém sempre aprimorados.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

Um comentário:

  1. Ao realizar um trabalho em uma imobiliária, estive consultando esta página e devo agradecê-los e parabenizá-los pelo conceito bem formalizado e descrições pertinentes e bem formuladas. Agradeço também em especial,à Srta. Geani Barbosa.

    ResponderExcluir