Um gestor deve estar preparado para relacionar-se da melhor forma possível com os empregados, pois cada pessoa tem um jeito de pensar, de agir, de reagir, de posicionar-se, enfim... empregados problemáticos são muito mais comuns do que imaginamos, o difícil está em saber como lidar com determinadas situações que acabam interferindo o desempenho do colaborador, por isso os gestores de hoje em dia devem preparar-se para agir nesse contexto e, uma forma de lidar de maneira justa e positiva perante tais situações nas organizações está, entre tantas outras, o chamado ACONSELHAMENTO DE COLABORADORES, segundo Chiavenato (2008), que exige alguns cuidados, a seguir:
- Documentação de problemas de desempenho de colaboradores
- Lidar com justiça, objetividade e equidade com todos
- Focar nos problemas que afetam o desempenho profissional (conduzir a resolução do problema pessoal, porém não aprofundar-se neste)
- Oferecer assistência ao colaborador
- Estar preparado para defensividade e resistência
- Faça o colaborador enxergar o problema e juntos busquem meios para corrigi-lo, desenvolvendo um plano de ação para isso
- Situe o colaborador sobre as consequencias de o plano não ser seguido
- Monitorize e controle o progresso
Fonte - CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas - o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário