Uma frase...

Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam de ineficácia na comunicação.

Peter Drucker



19 de jan. de 2011

Administração de Compras

A função compras é parte essencial da Administração de Materiais ou Suprimentos, que tem por finalidade planejar e suprir as necessidades de materiais ou serviços em termos de quantidade e tempo, verificação de recebimento desses e seu devido armazenamento.

Alguns passos básicos da Seção de Compras:
- Obter um fluxo contínuo de suprimentos conforme a demanda de produção,
- Coordenar o fluxo visando o mínimo possível de investimento,
- Comprar de maneira econômica, procurando os menores preços, porém obedecendo os padrões de quantidade e qualidade,
- Procurar sempre nas negociações as condições mais favoráveis para a empresa, principalmente em termos de condições de pagamento.

Para a organização das compras, a empresa deve seguir alguns princípios básicos, como:
- Sistema de registro de compras, estoque, preços, fornecedores, etc,
- Pesquisa de fornecedores, materiais e suas fontes de fornecimento, inspeção nas fábricas, análise de custos, distância geográfica dos fornecedores, facilidade de diálogo na negociação,
- Análise das formas de compra - mercado aberto ou contrato, negociação, acompanhamento do recebimento de materiais, entrevista com vendedores,
- Manutenção de estoques mínimos, evitando excessos e obsolescência, padronização,
- Testes comparativos, estudos sobre o que fabricar ou comprar.
Além disso, há a necessidade do controle das informações de compras, que dá-se através de planilhas, relatórios, formulários padrão, etc, como - fluxo de solicitação de compras, pedido de compra, mapa comparativo de preços, carta de cobrança de fornecedores, acompanhamento de compras e estoque, controle de custos, cadastros, relatórios de avaliação, entre outros.

Fonte - DIAS, Marco Aurélio P. Administração de Materiais: Uma abordagem logística. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

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