Todo líder deve desenvolver profissionais melhores do que ele. Você concorda com esse ponto de vista?
Sim. Concordo plenamente com essa afirmativa, pois o líder deve investir nas pessoas, pois sem elas a organização não vive, as pessoas são parte da organização, mais do que isso - as pessoas são a organização. O bom líder acredita nas pessoas e as incentiva, as motiva, as desenvolve, as orienta sempre para melhor. Um líder deve identificar nas pessoas o que elas têm de melhor e investir nesses pontos, pois cada pessoa tem um diferencial, um dom, algo com que mais se identifica, e é assim que se descobrem e desenvolvem os bons profissionais. Um líder que sabe identificar em cada funcionário as suas potencialidades terá já um bom começo para encaminhá-lo para atuar naquilo que ele faz melhor. A partir daí, a organização só tem a ganhar, pois se cada um fizer o que gosta e o que lhe traz satisfação e confiança, todo o clima organizacional melhora, a produtividade melhora e os stakeholders colhem os frutos de toda essa melhoria.
Enfim, o líder deve concentrar seus esforços na sua equipe de trabalho, analisando e orientando as pessoas para o crescimento da equipe e de cada pessoa.
Fonte - DRUMMOND JÚNIOR, José. O nosso jeito de formar líderes.Revista Você S.A. Edição 143-2010, pg.106.
Uma frase...
Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam de ineficácia na comunicação.
Peter Drucker
Peter Drucker

15 de jun. de 2010
13 de jun. de 2010
Oportunidades gratuitas!

Há oportunidades de cursos EAD pelo Programa Federal UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL! São muitos cursos gratuitos à distância em regime de convênio entre universidades federais e Municípios, onde estabelecem-se os pólos. Na área de administração, por exemplo, há cursos de Especialização em Gestão Pública e Gestão Pública Municipal. Acesse o site da UAB e confira!
1 de jun. de 2010
GESTÃO DE PROJETOS - EAP e Ciclo de Vida do Projeto

Na Gestão de Projetos faz-se necessário a criação de um escopo para cada projeto que deseja-se aplicar na organização, a fim de que o projeto alcance realmente seu objetivo final e conclua-se com sucesso. Para isso, há a necessidade de criar-se, primeiramente, a EAP do Projeto.
O que é EAP? Estrutura Analítica do Projeto. Isso nada mais é do que a decomposição das partes do projeto. Um exemplo simples pode dar-se da seguinte forma:
- Um projeto de pintura de uma sala é composta por quatro partes - Preparação de Materiais, Preparação da Sala, Pintura da Sala e Limpeza da Sala - e cada uma dessas partes será decomposta em sub-partes, como por exemplo na Preparação de Materiais onde teremos as seguintes sub-partes - Compra de pincéis, Compra de Tinta, Compra de rolos.
A Gestão de Projetos aborda a importância do Ciclo de Vida do Projeto, que é o conjunto de fases do projeto, onde cada fase tem um conjunto de metas a serem seguidas e concluídas para a execução da fase seguinte, assegurando que os trabalhos sejam desenvolvidos progressivamente do início ao fim.
Fonte
- FGV.Ciclo de Vida de Projetos Industriais .Disponível em: http://www5.fgv.br/fgvonline/ocw/OCWGPJEAD/index2.htm?cpf=99547244000&prod_cd=OCWGPJEAD_00_01/2009_1. Acesso em 01 Jun, 2010.
- WIKIPEDIA. EAP. Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_anal%C3%ADtica_do_projeto. Acesso em 01 Jun, 2010.
Assinar:
Postagens (Atom)